Resultados do Concurso de Ideias - Literacia sobre o SNS
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No dia 30 de maio, na Escola Nacional de Saúde Pública, numa sessão dedicada à literacia na transformação do SNS, foram divulgados os resultados do Concurso de Ideias - Literacia sobre o SNS da Fundação para a Saúde - SNS. A HealthNews.pt media partner do Concurso divulgou resumos de agumas ideias partilhadas: https://healthnews.pt/fundacao-para-a-saude-2/ |
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1º Prémio (prémio monetário no valor de €300) |
Minuto Azul Saúde - Isabel de Santiago, Bernardo Flôr Rodrigues e Raquel Magano - Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública com a AIDFM/Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. |
"O Minuto Azul Saúde é um programa de literacia, educação e comunicação em saúde de autoria da Investigadora e Professora Isabel de Santiago, cujos direitos foram cedidos à FMUL, e resultante de uma parceria inovadora com a RTP. A sua população-alvo são os portugueses e as pessoas residentes - abrangendo a RTP África, RTP Açores e RTP Madeira, assim como a RTP Internacional. O objetivo é colmatar a lacuna na literacia em saúde existente, em particular entre os mais vulneráveis. Além disso, os projetos que existem envolvem sempre (formação e programas de idênticos públicos-alvo com fins lucrativos), algo que este não visa. É um projeto destinado à prevenção das doenças e promoção da saúde, com três temporadas já emitidas pela RTP e uma quarta, em curso, em parceria com o Infarmed, centrada no uso responsável do medicamento. Sendo um projeto desenvolvido por profissionais de renome e jovens promissores, alunos de escolas secundárias - Programa Escola Saudável - com a Ciência Viva e como (Setúbal, Castelo Branco, etc.), também envolveu já escolas médicas e alunos. Visa suportar a capacitação de profissionais como agentes de mudança, promovendo um SNS mais próximo, inclusivo, preventivo e sustentado numa comunicação clara, acessível e cientificamente validada." |
Certificados de Distinção (2º lugar) |
SNS Sempre consigo - Susana Ambrósio - Centro de Investigação em Didática e Formação de Formadores da Universidade de Aveiro & Yellow Lemon - Scientific Consultancy and Training. |
"É uma iniciativa de literacia em saúde dirigida à população geral, presente ao longo de todas as etapas da vida, desde o nascimento até à velhice. Através de vídeos curtos e acessíveis, pretende-se demonstrar como o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está presente nos momentos-chave da vida dos cidadãos. O seu principal objetivo é reforçar o conhecimento sobre os serviços disponibilizados pelo SNS, bem como promover o uso das suas plataformas digitais, como o Portal SNS, a Linha SNS 24 e as aplicações móveis. A iniciativa encontra-se em fase piloto, com divulgação prevista nas redes sociais da Fundação para a Saúde. A iniciativa SNS-Sempre consigo! contribui para a transformação do SNS ao reforçar o sentimento de pertença, ao aproximar os cidadãos do SNS e ao fomentar uma relação mais informada, empática e participativa com os serviços de saúde." |
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A arte do SNS - Ana Catarina Pastilha - Independente. |
"Consiste num projeto em forma de concurso, com os estudantes do ensino secundário como público-alvo. Após formação sobre o acesso aos cuidados de saúde do SNS, os jovens são incentivados à criação de obras artísticas, pretendendo-se, assim, estimular a criatividade e promover o conhecimento sobre o SNS numa faixa etária crítica: antes da entrada na vida adulta e da necessidade de tomada de decisões autónomas sobre a sua saúde. Neste momento, o projeto encontra-se numa fase inicial, com o desenvolvimento do regulamento do concurso e dos materiais didáticos para distribuição pelas escolas, e com o contacto com escolas-piloto, para futura expansão nacional. Esta ideia tem a Arte como veículo da transformação do SNS, com vista a contribuir para um circuito eficaz nos cuidados de saúde, melhorando a sua acessibilidade." |
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Assistente virtual da UCSP Alameda - Filipa Vicente Rodrigues - UCSP Alameda. |
"O «Assistente Virtual da UCSP Alameda» da ULS São José, é uma ferramenta digital interativa desenvolvida para os utentes inscritos nesta UCSP. Consiste num Microsoft Forms traduzido em 9 línguas que através de perguntas simples ajuda o utente a usar a máquina kiosk, a localizar o piso da sua consulta ou direciona-o para outros serviços ou recursos da ULS e do SNS. O objetivo é capacitar a população a utilizar corretamente a UCSP e evitar longos períodos de espera para atendimento. Para implementar-se um Assistente Virtual noutra unidade, a equipa deve mapear a jornada do utente, construir um questionário em Microsoft Forms reunindo informação relevante sobre utilização dos serviços, fazer um preteste com utentes, divulgar o Forms em QR code e em link, avaliar a satisfação dos utentes e atualizá-lo periodicamente. Esta ideia emerge dos desafios colocados pela multiculturalidade e pela falta de recursos humanos na nossa unidade. É barata, sustentável e reprodutível, sem perder o foco na interação humana." |
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Motor em Ação: literacia e prevenção na saúde cardiovascular - Sofia Monteiro – Independente. |
"A ideia visa desenvolver uma plataforma digital gratuita e acessível para a população adulta, com especial atenção a cidadãos com baixo nível de literacia em saúde. Através de questionários validados e da integração com dispositivos médicos e vestíveis, permitirá avaliar fatores de risco cardiovascular, monitorizar indicadores como tensão arterial e atividade física, e receber recomendações personalizadas. Recorre à gamificação para incentivar comportamentos saudáveis e prevê ligação aos serviços digitais do SNS. A ideia encontra-se atualmente em fase de criação do MVP (Produto Mínimo Viável), ou seja, a primeira versão funcional da solução. Ao reunir dados gerados por diversas fontes num só local, reforça o autocuidado, a prevenção personalizada e contribui para um SNS mais sustentável, participativo, personalizado e orientado para a prevenção." |
Menções Honrosas (3º lugar) |
Capacitar para Cuidar No Infantário - Ana Paula Cunhal, Marta Garcia e Sónia Fonseca - Hospital Nossa Senhora da Assunção- Seia, ULS da Guarda. |
"O Projeto “Capacitar para Cuidar no Infantário” destinado à comunidade educativa das creches e jardins-de-infância do concelho de Seia, tem como objetivos promover a Educação para a Saúde, capacitar profissionais de educação e pais de conhecimentos/competências para uma resposta adequada à criança com SDR e sensibilizar para a utilização racional do SNS. A implementação já em curso, ocorre em três fases: diagnóstico das necessidades formativas, capacitação com apoio das equipas multidisciplinares do SNS e monitorização do impacto. Esta iniciativa contribui para a transformação do SNS, ao integrar a saúde na educação infantil, com a racionalização do uso dos serviços de saúde, promovendo uma abordagem preventiva, integrada e sustentável, reduzindo a procura aos serviços de urgência e outros serviços do SNS. Esta tríade será uma mais valia para o sucesso e no futuro terá ganhos em saúde." |
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Coordenadas da Saúde - Literacia em Navegação no Sistema de Saúde - Filipa Sousa Queiroz, Sandra Esteves e Ana Teresa Vieira - Escola Superior de Saúde Egas Moniz. |
"Vivemos um momento de oportunidade e mudança na organização dos serviços de saúde, sendo cada vez mais crucial promover a equidade no acesso aos cuidados, seguindo o definido pelo Plano Nacional de Saúde 2030 - “Não Deixar Ninguém Para Trás”. É perante este pressuposto que surge o projeto “Coordenadas da Saúde – Navegar no SNS”. Após a realização do diagnóstico de situação sobre os níveis de literacia em saúde e literacia em navegação no sistema de saúde, nas freguesias de Benfica e Carnide, foram criadas e implementadas ferramentas pedagógicas e de educação para a saúde. Através de sessões de educação para a saúde, um ebook e uma brochura informativa, durante o mês de janeiro de 2025, foi promovida a literacia em navegação no sistema de saúde português, junto da população-alvo, pois juntos encontramos o caminho certo." |
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Conhecer para Aceder - Vanda Pedros - Escola de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. |
"Face ao envelhecimento da população e ao aumento de doenças crónicas involutivas e incapacitantes (como as Demências e a Esclerose Lateral Amiotrófica), é urgente promover a literacia em saúde e reforçar a autonomia dos cidadãos na gestão informada da sua condição. Esta iniciativa visa, por um lado, empoderar doentes e cuidadores com conhecimento sobre a evolução da patologia, opções terapêuticas e recursos de suporte, e, por outro, difundir os serviços disponíveis para garantir autonomia e dignidade ao longo do percurso. Neste sentido, propõe-se fazer sensibilização que apoie atempadamente aquelas pessoas recém-diagnosticados, assegurando-lhes acesso a informação relevante e oportuna. Será dada prioridade a ações que incentivem a Call to action (chamada para ação), incentivado procurar ajuda, visitar um website, ligar para um serviço). (1) Workshops Experienciais com Realidade Virtual (VR) simular necessidades e dificuldades reais das pessoas com doentes incapacitantes e (2) Vinhetas Informativas com conteúdo curto, claro e direto, audiovisual, que transmita uma mensagem impactante para o público sobre o tema." |
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Ossos 5 Estrelas - Vencer a Osteoporose - Sofia Santos, Miguel Santos - Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra. |
"O projeto “Ossos 5 Estrelas” visa fomentar a literacia em saúde óssea e muscular, junto de utentes da USF Nova Estrela (Seia) e comunidade envolvente, com vista à prevenção de Osteoporose e fraturas de fragilidade, ao longo de todo o ciclo de vida. Os participantes serão convidados a explorar a temática de forma personalizada, através de diversos instrumentos (vídeos, cartazes, panfletos, sessões de esclarecimento), e a aplicar as informações adquiridas no seu quotidiano. Utentes que detêm conhecimento e informação de qualidade apresentam maior vantagem na prevenção e tratamento da doença, tendendo a optar por estilos de vida saudável, bem como a aderir à terapêutica e a participar mais ativamente no processo biunívoco de combate contra a Osteoporose. Tal traduz-se em ganhos em saúde, alívio dos pesados encargos a nível familiar e social e diminuição dos avultados custos para o sistema de saúde." |
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Literacia em Saúde de Bebés ou Literacia em Desenvolvimento Inicial - Portas de Entrada - Aliny Lamoglia – Instituto Jean Piaget – Vila Nova de Gaia. |
"A proposta identifica duas portas que se comunicam: a entrada para a vida, representada pelos primeiros 24 meses da criança, e a entrada no Sistema Nacional dr Saúde, por meio da Saúde Familiar. Queremos que todos os utentes das Unidades de Saúde Familiar sejam informados sobre a importância dos Primeiros Mil Dias de Vida das crianças. Esta é a fase em que o cérebro mais se desenvolve, onde todo o cuidado, carinho, atenção e proteção são necessários. Nossa intenção é demonstrar como cada pessoa pode contribuir para o desenvolvimento das crianças se tiver conhecimento sobre os Marcos do Desenvolvimento Inicial, para que, na ocorrência de qualquer Perturbação do Neuro desenvolvimento, seja possível identificá-la o mais cedo possível e que a Intervenção no Serviço Nacional de Intervenção Precoce na Infância possa começar imediatamente." |
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Consulta de Aconselhamento para o Testamento Vital (CATV) - João Macedo e Fátima Lopes (Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e ULS Braga. |
"Os vários estudos realizados na população portuguesa acerca da implementação do Testamento Vital (TV) têm revelado uma baixa literacia sobre o assunto, evidenciando um baixo nível de conhecimentos, fraca acessibilidade à informação/formação e, dificuldades do cidadão em elaborar o seu testamento. A ideia da criação de uma Consulta de Aconselhamento para o Testamento Vital (CATV) nas Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) dirigida a todos os maiores de idade, cidadãos nacionais, estrangeiros e apátridas residentes em Portugal pretende: aumentar a literacia sobre planeamento antecipado de cuidados em fim de vida e capacitar o cidadão na elaboração do TV. Esta ideia iniciou de forma pioneira em 2024 numa UCC do Norte do país. A CATV acrescenta ao SNS um cariz inovador, fomenta o empoderamento do cidadão no exercício da autonomia prospetiva, a responsabilização individual e a humanização dos cuidados." |