A Fundação para a Saúde divulga um Manifesto sobre os cuidados de saúde a que temos direito - a gestão do acesso a cuidados de saúde em caso de doença aguda, subscrito por 30 personalidades atentas ao futuro do SNS.
O manifesto tem por finalidades:
- Chamar a atenção para a tentativa de centralização da gestão do acesso da doença aguda, através da Linha SNS24, desvirtuando o centro de saúde e o conceito de proximidade;
- Contribuir para a definição do papel da Linha SNS24, nas situações em que tem utilidade (picos de doença aguda, utilização anormal das urgências, utentes sem equipa de saúde familiar, informações);
- Exigir a recuperação do centro de saúde.
Pode aceder ao manifesto neste link ![]()
https://drive.google.com/file/d/1mxRubqlwRn9rhn2fqhiAqu7K4p4fL6Gb/view?usp=drive_link
A atuação das equipas de saúde dos cuidados primários segue orientações superiores (do Ministério da Saúde), encaminhando para triagem prévia pela Linha SNS24, independentemente das situações, da existência ou não de equipa de saúde familiar e da afluência às urgências.
Importa sublinhar que todos os subscritores assinam o manifesto em nome individual, não representando qualquer entidade.
Na segunda quinzena de novembro, a Fundação para a Saúde irá disponibilizar um artigo de teor mais técnico, sobre este tema.
Caso pretenda subscrever o Manifesto, preencha o seguinte link
A Fundação para a Saúde agradece a colaboração.

