“Os últimos anos foram especialmente marcantes na vida do SNS.
Em 2019, ano do seu 40.º aniversário, diversas organizações e movimentos sociais organizaram debates e eventos sobre a necessidade de retomar os valores e princípios da sua criação e, agora, projetá-los no futuro. Este ano foi também marcado pela aprovação na Assembleia da República da nova Lei de Bases da Saúde.
No ano de 2020, com a emergência da pandemia COVID-19, o SNS evidenciou, mais do que nunca, o seu papel essencial e insubstituível na proteção e promoção da saúde da população, sem deixar ninguém para trás.
Os membros dos órgãos sociais da Fundação SNS, quer institucionalmente, quer a título coletivo ou individual, publicaram diversos artigos, textos e comunicados sobre o SNS. Fizeram-no com regularidade, variando os enfoques, mas mantendo no horizonte o seu propósito claro de contribuir construtivamente para o reforço e transformação do SNS, para que este permaneça apto a responder à permanente evolução das necessidades de saúde da população.
Com o objetivo de evitar a dispersão e o esquecimento destes contributos escritos, decidiu-se recordar esses textos, reunidos na publicação que agora se apresenta.”